Emagrecimento

weight-loss-2036969_960_720.jpg

OBESIDADE

​

- A obesidade é uma doença crônica caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal no indivíduo. Estima-se que no Brasil existam 18 milhões de pessoas consideradas obesas. Somando o total de indivíduos acima do peso, o montante chega a 70 milhões, o dobro de há três décadas.

​

- Para o diagnóstico em adultos, o parâmetro mais utilizado é do calculo do IMC (índice de massa corporal): divide-se peso (em kg) pela altura (em metro) ao quadrado. Segue classificação segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS):

Classificação

IMC

Baixo Peso

< 18,5 kg/m²

Eutrofica

18,5-24,9 kg/m²

Sobrepeso

25-29,9 kg/m²

Obesidade grau 1

30-34,9 kg/m²

Obesidade grau 2

35-39,9 kg/m²

Obesidade grau 3 ou Mórbida

>= 40 kg/m²

- As causas da obesidade são várias: maus hábitos alimentares, sedentários, patrimônio genético, e eventualmente distúrbios hormonais.

​

- A obesidade é fator de risco para diversas doenças, tais como Hipertensão, diabetes, apneia do sono, doenças cardiovasculares, refluxo esofágico, diminuição testosterona nos homens e aumento nas mulheres, artrose, Tumores intestino, além de mexer com fatores psicológicos podendo levar a diminuição da auto-estima e depressão.

​

- O tratamento deve ser supervisionado por profissionais especializados e engloba orientações de dieta, incentivo a prática diária de exercício físico, uso de medicamentos e em alguns casos, cirurgia bariátrica.

Dados: www.endocrino.org.br (site da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia)